5. A sinergia criada por uma equipa de engenheiros

Iwata:

Podem explicar-me de que forma a NERD é dirigida pelos dois? Eu sei que o Jérôme nem sempre trabalha em Paris.

Alex:

Apesar de, por vezes, o Jérôme não estar aqui, o mais estranho é que costumamos estar de acordo antes de termos sequer discutido um problema. Por isso, na generalidade, as discussões desenrolam-se bastante rápido porque não é preciso estarmos constantemente a sincronizar os nossos pensamentos. Estamos lado a lado nas problemáticas, basta-nos reagir, trocar meias palavras e ir direto ao assunto.

Jérôme:

Acho que há uma espécie de magia entre nós. É claro que discutimos as questões, mas é muito mais rápido do que com qualquer outra pessoa que conheço.

Alex:

Acho que não era assim tão forte no início, mas fomos construindo esta relação e, com a experiência, aprendemos a fazer as ideias progredirem entre nós. No entanto, a empresa não é composta só por nós. Por isso, conversamos bastante com os funcionários da NERD e dedicamos tempo a desafiar as ideias de cada um de uma forma científica, apresentando as razões que nos levam a achar que estão erradas. Temos aqui muitos «nerd» que são bastante agressivos em relação às opiniões que têm sobre a tecnologia e isso ajuda-nos a encontrar formas de enfrentar os problemas.

Iwata:

Então, houve uma junção de pessoas com diferentes tipos de conhecimento, experiência e perspetivas que permite fazer em conjunto aquilo que não é possível fazer sozinho.

Jérôme:

Na ciência moderna não é possível ter uma só pessoa a fazer tudo em todas as áreas, como Newton20. Os engenheiros de áreas diferentes ensinam uns aos outros uma série de coisas. Até podes não conseguir usar o que te ensinaram na tua área, mas esses ensinamentos dão-te ideias sobre como podes melhorar o teu plano.20. Sir Isaac Newton, um físico e matemático célebre que viveu entre 1643 e 1727 e formulou as leis do movimento e da gravitação universal, entre outras.

Iwata Asks
Iwata:

Ter descoberto essa abordagem deve ter tornado o teu trabalho extremamente entusiasmante.

Alex:

Sim, tornou. Quando nos apercebemos disso, há uma espécie de sinergia que transcende as pessoas individuais que reuniste – concentrámo-nos em juntar pessoas que partilham a mesma filosofia. Pessoas que acham que trabalhar em conjunto é muito mais eficaz do que trabalhar em separado.Devo dizer que é um prazer gerir uma empresa só de engenheiros porque é uma espécie de Disney Land. Toda a gente é simpática e prestável e ninguém tenta apoderar-se do trabalho dos outros. Nós sabemos que a partilha nos permite melhorar em conjunto.Os nossos engenheiros também conhecem os seus pontos fortes e os dos seus colegas. Reconhecem que têm pontos fracos e pontos fortes, competências fracas e competências fortes. Sabem que se precisarem de competências especiais podem ir ter com um colega que as possua e aprender com ele. Assim, podemos melhorar-nos uns aos outros.Outra das vantagens de ser uma empresa pequena é que basta andar dez metros para encontrares um especialista numa determinada área. Acho que, quando os engenheiros chegam à nossa empresa pela primeira vez, sentem-se intimidados pela quantidade de especialistas à sua volta. Mas, depois, começam a ver o quanto podem aprender e adotam rapidamente a cultura da empresa.

Iwata:

Então, a NERD foi criada pelos dois, com os vossos pontos fortes individuais em matemática e programação, e, depois, começaram a juntar-se à equipa especialistas de diversas outras áreas. Estes engenheiros começaram a aprender uns com os outros e a prestar apoio mútuo e, desta forma, conseguiram expandir as áreas em que a vossa empresa mais se destaca.