3. Supostamente uma pessoa lógica

Iwata:

Tenho curiosidade em saber como é que vocês se conheceram.

Alex:

Bem, conhecemo-nos em 1998, há cerca de 15 anos.

Iwata:

Então, foi logo após o lançamento da Nintendo 648.8. Nintendo 64: consola de videojogos de uso doméstico lançada primeiro no Japão em junho de 1996. Mais tarde, em 1997, foi lançada na Europa.

Alex:

Eu era um estudante bastante dedicado e, por isso, fui para uma universidade chamada Centrale Paris9, digamos que é o equivalente à Universidade de Quioto10. Naquele tipo de ambiente, a maioria das oportunidades de emprego era para cargos muito sérios nos quais tinhas de usar gravata todos os dias. Um dia, vi uma proposta de estágio com um logótipo que tinha uma personagem alienígena e pensei «O que é isto?» Era uma proposta de estágio do estúdio de videojogos em que o Jérôme trabalhava e fez-me pensar «Uau, isto é diferente. Vou experimentar!»Na altura, achava que trabalhar na indústria dos videojogos não era um emprego a sério. O meu plano era experimentar e, depois, encontrar um emprego como deve ser, mas as coisas acabaram por não correr como estava à espera.9. Centrale Paris: uma universidade francesa de engenharia fundada em 1829.10. Universidade de Quioto: uma universidade japonesa fundada em 1897.

Iwata Asks
Iwata:

Naquela altura, ainda era uma indústria bastante recente, tinha acabado de nascer.

Alex:

Exatamente. Dois dias após o início do estágio, já estávamos a fazer coisas muito emocionantes com 3D e apercebi-me de que poderia usar o que fazia nos meus tempos livres numa empresa a sério. Na verdade, em primeiro lugar, queria terminar os estudos… (risos)

Jérôme:

O Alex não queria desistir de fazer um doutoramento, mas eu convenci-o a ficar em vez de ir perder tempo para a universidade.

Alex:

Era suposto eu ser uma pessoa séria, mas o Jérôme fez-me mudar rapidamente de ideias e, no fundo, o trabalho era demasiado cativante para recusar.

Iwata:

Jérôme, qual foi a tua primeira impressão do Alex quando o conheceste?

Jérôme:

O que me marcou logo no início foram as competências matemáticas. Ele era mesmo muito bom a matemática, era provavelmente um dos melhores matemáticos que já tinha visto. Acho que foi a primeira vez que vi matemática sólida aplicada a 3D e a jogos, o que me impressionou bastante. Além disso, também era muito simpático e tornámo-nos rapidamente bons amigos.

Iwata:

Naquela altura, as competências matemáticas estavam a tornar-se muito mais importantes do que tinham sido até então.

Jérôme:

Sim, mas acho que não lhe demos muita importância nessa altura. Eu estava a divertir-me a trabalhar com matemática e não me apercebi da tendência da indústria. Acho que se fosse dez anos mais velho, talvez me tivesse apercebido. Mas, quando és jovem e destemido, só queres mergulhar de cabeça e divertir-te. É a única motivação.

Iwata:

Compreendo isso muito bem. Entrei para a indústria dos computadores e dos videojogos exatamente da mesma forma. Quando és jovem e encontras algo verdadeiramente apelativo, queres fazer parte disso e não pensas muito no resto. Nos vossos casos, supostamente, eram ambos homens muito lógicos e matemáticos, mas, ainda assim, mergulharam de cabeça sem grandes cálculos.