1. Introdução

Iwata:

Hoje estou em Paris de visita a uma empresa chamada NERD1. O nome oficial é «Nintendo European Research and Development SAS», mas nós costumamos abreviá-lo e usar «nerd». Talvez conheçam a empresa pelo nome «Mobiclip». A Mobiclip e a Nintendo trabalham juntas há já algum tempo e em 2011 a empresa passou a fazer parte do grupo Nintendo, tendo mudado de nome recentemente. Vou fazer uma série de perguntas aos dois diretores aqui presentes sobre tópicos que incluem os antecedentes da NERD e a forma como a empresa se desenvolveu, as abordagens dos engenheiros que trabalham atualmente na empresa, de que tipo de funcionários estão à procura e o que pretendem alcançar no futuro.Podem começar por apresentar-se, por favor?1. Nintendo European Research and Development (NERD): uma subsidiária da Nintendo que se dedica ao desenvolvimento de software e que está sediada em Paris, França. Para mais informações, incluindo oportunidades de emprego, visita http://nerd.nintendo.com.

Alex:

Chamo-me Alexandre Delattre e sou o diretor geral e diretor tecnológico da NERD, bem como um dos seus cofundadores. Dirijo a empresa e oriento a investigação e o desenvolvimento da equipa.

Iwata Asks
Jérôme:

Chamo-me Jérôme Larrieu. Sou o diretor científico da empresa e também um dos seus cofundadores. Faço investigação e sou especialista em otimizações de baixo nível2 e na descoberta de novas tecnologias. Sou uma das pessoas que mais contribui para as tecnologias da NERD.2. Otimização de baixo nível: melhorar a velocidade de um software utilizando linguagens de programação que estão próximas do nível do hardware, que é considerado o nível mais baixo.

Iwata Asks
Iwata:

“Diretor científico” é um título bastante raro. Podes explicar-nos brevemente em que consiste esse cargo?

Jérôme:

Basicamente, colaboro com o Alex para definir a estratégia da área de investigação e desenvolvimento dentro da empresa. Não trabalho em Paris a tempo inteiro com a equipa toda, trato do desenvolvimento de projetos específicos e confidenciais para a empresa. Por isso, tivemos de encontrar um título que fosse relativamente estranho ou, digamos, específico.

Iwata:

A vossa relação é, de certa forma, a de mentor e discípulo, não é?

Alex:

É bastante estranho, por acaso, porque o Jérôme foi meu mentor. Foi ele que me contratou e trouxe para a indústria dos videojogos.O Jérôme ensinou-me muitas coisas sobre investigação e partilhou comigo uma grande quantidade de conhecimento tecnológico. Mas quando a Nintendo adquiriu a Mobiclip disse-me que era melhor ser eu a dirigir a empresa devido às minhas competências de comunicação. Por isso, apesar de o Jérôme ser meu mentor, acabei por tornar-me seu diretor.

Iwata:

Estou a ver. Então, foi uma espécie de ironia do destino que conduziu a esta situação na NERD.