Parte 2

 

Claro que não desenvolvi apenas os jogos Metroid. Estive envolvido em vários outros jogos.

Iwata Asks

 

Na verdade, estive envolvido numa outra série de títulos lançada aqui, a série WarioWare8. No entanto, essa série não foi criada por mim, e assumi uma posição ligeiramente diferente como produtor. Permitam-me que apresente os quatro títulos da série WarioWare que produzi.

8 O primeiro título da série WarioWare foi WarioWare, Inc..: Minigame Mania. É um jogo de acção instantânea, para a Game Boy Advance, lançado em Março de 2003, no Japão.

Iwata Asks

 

WarioWare: Twisted!9, para a Game Boy Advance, surgiu porque foi pedido a um dos meus engenheiros que avaliasse o sensor giroscópio, e ele acabou por testá-lo como uma interface de microjogo. Visto que o que ele criou funcionava tão bem, mostrei de imediato o protótipo a Iwata.

9 WarioWare: Twisted! é um jogo de acção instantânea, para a Game Boy Advance, lançado em Outubro de 2004, no Japão. O cartucho vinha equipado com um sensor giroscópio. É o terceiro título da série.

Iwata Asks

 

O projecto começou quando Iwata colocou a Game Boy Advance numa cadeira, para testar a parte do jogo em que os jogadores tocam discos analógicos, girando a unidade. Girou a cadeira e murmurou: “” Foi o primeiro título WarioWare em que trabalhei como produtor.

Iwata Asks

 

WarioWare: Touched!10 foi um jogo de lançamento da Nintendo DS. O período de desenvolvimento coincidiu com o de “Twisted”. Por isso, apressámo-nos a nomear um novo director para este projecto, e foi criado um grupo para trabalhar nele. Por conseguinte, todos os que estavam a trabalhar no projecto eram novos na série e, no início, houve uma falta de consciência colectiva sobre o “tom” de WarioWare e “o que tornava WarioWare engraçado”. Trabalhei com o director novo para seleccionar ideias viáveis e controlar o rumo do jogo.

10 WarioWare: Touched! é um jogo de acção instantânea, para a Nintendo DS, lançado em Dezembro de 2004, no Japão. É o quarto título da série.

Iwata Asks

 

Este é WarioWare: Smooth Moves.11 A intenção aqui era fazer um jogo que pudesse funcionar como baluarte do Comando Remoto Wii, e foi lançado juntamente com a Wii. Tal como na Nintendo DS, a jogabilidade foi optimizada através do uso do Comando Remoto Wii, mas o facto de podermos fazer muitas coisas foi uma desvantagem, e houve problemas com jogadores que consideraram difícil ter de reagir de imediato às instruções do jogo. Para responder a esse problema, desenvolvemos “Modelos”, que indicavam como o Comando Remoto Wii devia ser segurado antes de cada microjogo, sem ter de parar e fazer com que o jogador saísse do jogo, ainda que apenas temporariamente. A verdade é que é tão divertido ver jogar este jogo como jogá-lo, e esse foi outro factor cativante, no qual nos concentrámos nesta versão de consola de WarioWare.

11 WarioWare: Smooth Moves é um jogo de acção instantânea, para a Wii, lançado em Dezembro de 2006, no Japão. É o quinto título da série.

Iwata Asks

 

O último título da série WarioWare é WarioWare: D.I.Y12, para a Nintendo DS. Existe um título WiiWare relacionado, WarioWare: D.I.Y – Showcase13.

12 WarioWare: D.I.Y. é um software para a Nintendo DS, lançado no Japão em Abril de 2009. Os jogadores podem criar os seus próprios microjogos, semelhantes aos que apareceram na série WarioWare.

13 WarioWare: D.I.Y. Showcase é um jogo WiiWare de acção instantânea, disponível para download no Japão, desde Abril de 2009. Pode ser comprado e transferido a partir do Wii Shop Channel (Canal da Loja Wii).



Neste jogo, o jogador cria os seus próprios microjogos WarioWare. Tornou-se o resultado da individualidade e de ideias de membros da equipa que trabalhavam na série desde o princípio.

Iwata Asks

 

A maior atracção deste título é a forma como desafia o jogador a ser o mais pateta que conseguir. E, como os jogadores podem partilhar as suas criações com outros, essas criações podem ser melhoradas e refinadas. Se quiserem aprimorar as vossas capacidades para criar jogos malucos, é a ferramenta perfeita. Também criei o meu próprio microjogo com um tema Metroid. Por favor, vejam.


Video: VER VÍDEO MICROJOGO DE METROID

Claro que não desenvolvi apenas os jogos Metroid. Estive envolvido em vários outros jogos.
VER VÍDEO MICROJOGO DE METROID


O próximo título que vou apresentar é TOMODACHI COLLECTION”14 (ou Colecção de Amigos). O conceito por detrás deste título, que em japonês é frequentemente abreviado para TOMOKORE, são as “piadas privadas”. 14 Tomodachi Collection é um título Nintendo DS, lançado no Japão em Junho de 2009. É um jogo de comunicação que usa as parecenças dos amigos do jogador.

Iwata Asks

 

Para explicar de uma forma simples, é um pouco como “brincar às casinhas” com personagens Mii, que criaram na vossa Wii, e usá-las para “brincar às bonecas”. Pensem que é um jogo onde os jogadores se divertem a “fazer de conta”. Suponho que é difícil imaginar apenas com uma descrição, por isso mais tarde vou mostrar-vos um vídeo que explica um pouco melhor. A propósito, embora não tenha passado um ano desde o lançamento de TOMOKORE, ficámos surpreendidos ao saber que foi um sucesso e que está prestes a atingir três milhões de cópias.*

* Número de vendas na altura da apresentação

Gostava de aproveitar esta oportunidade para vos apresentar um jogo único.

Esta é a famosa série FAMICOM TANTEI KURABU (Famicom Detective Club)15, e estes foram os primeiros jogos para os quais escrevi o cenário. Além disso, definiram a minha abordagem e estilo de desenvolvimento de jogos para o resto da minha carreira. Estes jogos foram desenvolvidos para um tipo de hardware que não foi lançado na América do Norte, chamado “Family Computer Disk System”.

15 Famicom Tantei Club é uma série de jogos de aventura, para o Family Computer Disk System. O primeiro título da série, Famicom Tantei Club: Kieta Kokeisha, foi lançado em 1998 e o segundo, Ushiro ni tatsu shojo, em 1989.

Iwata Asks

 

Os jogos desta série são “jogos de aventura com comandos baseados em texto” e eram histórias de terror e suspense. Não sabia se devia ou não falar deles aqui, mas foram títulos muito importantes para mim, por isso decidi incluí-los.

Estive envolvido em muitos outros títulos, mas vou apresentar-vos apenas mais um, no qual estive envolvido pouco depois de começar a trabalhar em videojogos.

Iwata Asks

 

NES “Balloon Fight”16

Este é um jogo onde temos de passar por várias etapas, com um entusiasmante modo “versus”. Este foi o meu segundo projecto, e o programador deste jogo foi nada mais nada menos do que o próprio Satoru Iwata.

16 Balloon Fight é um jogo de acção, lançado nos salões de jogos japoneses em 1984. A versão NES foi lançada no Japão em 1985.

Iwata Asks

 

Para que possam imaginar como era o jogo nessa altura... criei esta imagem.

Espero que transmita a diferença entre as nossas duas personalidades.