6. Por amor a Kirby

Iwata:

Por último, gostaria que cada um de vós dissesse alguma coisa aos fãs relativamente ao lançamento do primeiro jogo Kirby da série principal em 11 anos. Yamagami-san, queres começar?

Yamagami:

OK. Estou muito contente por termos conseguido atingir um jogo Kirby com jogabilidade para quatro pessoas, mas a HAL Laboratory superou-se em muitos pormenores. Por exemplo, quando os Hit Points do teu Kirby diminuem, os outros jogadores podem ajudar-te, e o gesto para partilhar HP é um beijo! É tão fofinho! Espero que toda a gente jogue com os seus amigos e faça com que as suas personagens se beijem. Toda a gente gostará imediatamente do jogo da primeira vez que vir como é fofinho! (risos) E depois existem vários desafios diferentes para reunir

Video: Energy Spheres

Por último, gostaria que cada um de vós dissesse alguma coisa aos fãs relativamente ao lançamento do primeiro jogo Kirby da série principal em 11 anos. Yamagami-san, queres começar?
Energy Spheres , em que te podes envolver a sério, que têm a duração e a dificuldade certas.

Iwata:

Têm o equilíbrio certo – não são muito fáceis nem muito difíceis. Estão mesmo onde achas que consegues fazê-los com um pouco mais de esforço.

Yamagami:

Quero que toda a gente experiencie a dificuldade moderada e os aspetos detalhados de jogar com amigos.

Iwata Asks
Iwata:

OK. Hattori-san?

Hattori:

Para mim é a forma como as palavras “Tudo é possível” simbolizam este jogo. Penso que toda a gente conseguirá jogar e divertir-se com este jogo. Novos jogadores assim como os que regressam agora à série ao fim de um tempo podem desfrutar dele igualmente. Se quiseres jogá-lo mais profundamente, podes fazê-lo e os jogadores que não têm jeito para jogos de ação também podem divertir-se com ele. Tem um equilíbrio perfeito, por isso espero que as pessoas o joguem e que cada pessoa encontre a sua ideia pessoal de Kirby.

Iwata Asks
Iwata:

OK. Kawase-san.

Kawase:

Bem, passaram 11 anos, então...

Iwata:

Uh-huh. (risos)

Kawase:

Durante 11 anos quisemos fazer um jogo Kirby para os fãs, e tenho muita pena que não tenhamos conseguido fazê-lo. Muitas pessoas desta empresa também ficaram frustradas mas desta vez concluímos o jogo. A HAL Laboratory continuará a desafiar-se pois quero lançar muitos mais jogos Kirby.

Iwata Asks
Iwata:

Esses 11 anos não foram em vão. Se não fossem as tentativas anteriores, este jogo nunca teria visto a luz do dia. OK, Kumazaki-san?

Kumazaki:

OK. Espero que os jogadores se divirtam com este jogo Kirby canónico em que podes, pela primeira vez em muito tempo, inalar, copiar e efetuar novas ações. Em relação àquilo que recomendo, gosto muito de fazer bosses. Quando se trata do último boss em particular, preparámos uma coisa para o clímax que te deixará de boca aberta.

Iwata:

És um diretor cujo amor pelos bosses é incessante! (risos)

Kumazaki:

Sabes bem! (risos) Penso que os ingredientes-chave de um jogo de ação são dispositivos, mapas e batalhas com bosses. Trabalhei com o programador mencionado há pouco no último boss e pude apresentar o clímax da forma que queria. Se jogares até ao fim, aguardam-te emocionantes desenvolvimentos que te farão pensar que o jogo é excelente. Então peço a todos que joguem até ao fim!

Iwata Asks
Iwata:

Nakano-san?

Nakano:

Bem, o primeiro jogo Kirby que joguei foi Kirby’s Adventure. Comecei a gostar de Kirby e eventualmente arranjei um trabalho na HAL Laboratory. Enquanto fã da série Kirby, pude incluir todo o tipo de elementos para um jogo Kirby que eu gostasse de jogar. Quando terminámos, pensei: “Tantos dos meus sonhos tornaram-se realidade!” Mas para além de mim, havia muitos criadores a pensarem assim, então – de forma positiva – conseguimos incluir todo este entusiasmo. Espero que o maior número de pessoas possível, incluindo fãs da série, claro, goste destas coisas.

Iwata Asks
Iwata:

Toda a gente nutre um amor enorme por Kirby. É incrível! Estou muito grato.

Todos:

(risos)

Iwata:

Quando comecei a fazer Kirby, o prédio vizinho era havia um jardim de infância. Nunca me esquecerei de como fiquei comovido na primeira vez que vi lá rabiscos de Kirby. Essa poderá ter sido a primeira vez que me apercebi de que o mundo reconheceria o que eu havia feito. Devido a essa realização, Kirby é especial para mim. Mas ao ouvir-te hoje sinto que o meu amor por Kirby não chega aos calcanhares do teu. Muito bem, terminamos contigo, Kamitake-san.

Kamitake:

OK. Quando ouvi pela primeira vez que os jogadores podiam entrar e sair do jogo em qualquer altura, pensei que queria jogá-lo com a minha família. E porque podes entrar e sair quando quiseres, a mãe e o pai podem facilmente entrar ou sair do jogo. Há já algum tempo que os meus filhos me têm pedido para lhes comprar um jogo, e eu tenho-lhes dito sempre: “Esperem um pouquinho que eu depois compro um”.

Todos:

(risos)

Kumazaki:

“Compro um” não, mas sim “Acabo de fazer um”!

Kamitake:

Sim. (risos) Agora posso finalmente dar-lhes um jogo. Isto só diz respeito a mim, mas quero muito jogar este título com os meus filhos!

Iwata Asks
Todos:

(risos)

Iwata:

Sim, isso só diz respeito a ti! Bem, espero que as pessoas o projetem para si próprias e sintam o mesmo. (risos) Na sessão “Iwata Pergunta” de hoje falámos do ponto do vista do cliente, mais do que o habitual. Isso causou um grande impacto em mim. Comove-me saber que os alunos dos meus alunos fizeram algo deste género. Penso que é um jogo que mostra todo o trabalho árduo dos últimos 11 anos não foi em vão, por isso espero que toda a gente que esteja minimamente interessada o jogue. Estou certo de que toda a gente conseguirá divertir-se de acordo com o seu nível de experiência. Agradeço a todos a vossa presença aqui hoje.

Iwata Asks
Todos:

Obrigado nós.

Iwata:

Fico feliz por terem conseguido terminar este jogo.

Todos:

(suspiros)

Nakano:

Ainda não acredito. (risos)

Todos:

(risos)