1. Apanhar o último comboio

Iwata:

Para esta entrevista Iwata Pergunta encontro-me acompanhado por Tsunekazu Ishihara-san, Presidente e Director Executivo da Pokémon Company, e por Shigeki Morimoto-san, da Game Freak. Obrigado a ambos por terem vindo hoje.

Ishihara/Morimoto:

Obrigado.

Iwata:

Apesar de a série Iwata Pergunta originalmente apresentar entrevistas com membros da equipa Nintendo, hoje temos dois convidados que vêm de empresas diferentes. Ao mesmo tempo, penso no Ishihara-san como um aliado com quem tenho lutado lado a lado há muitos anos. (risos) Pessoalmente, sinto uma afinidade extremamente forte com Pokémon, devido aos muitos anos em que tenho criado produtos juntamente com o Ishihara-san. Não é preciso dizer que hoje iremos falar sobre as últimas novidades Pokémon, mas penso que devíamos começar por olhar para a história do Pokémon para perceber como é que ela se liga à HeartGold Version e à SoulSilver Version.

Ishihara:

Ok.

Iwata:

Gostaria de começar por ti, se puder, Ishihara-san. Tu és o Presidente e Director Executivo da Pokémon Company1, bem como o Presidente de Direcção da Creatures Inc.2... 1A Pokémon Company foi fundada em 2000 e para além de gerir a marca Pokémon, gere também seis Centros Pokémon no Japão. 2A Creatures Inc. foi fundada em 1995. Para além de desenvolver videojogos Pokémon e baralhos de cartas, produziu jogos como o No No No Puzzle Chailian para a Game Boy Advanced e “Walk with me! Do you know your walking routine?” para a Nintendo DS.

Ishihara:

Bem, isso é verdade agora, mas quando o primeiro projecto Pokémon começou, eu era um criador que trabalhava no desenvolvimento das versões Pokémon Red e Green3, juntamente com a Game Freak4. 3Red e Green refere-sem à e à , os primeiros títulos da série Pokémon. Foram lançados para a Game Boy no Japão, em 27 de Fevereiro de 1996. Mais tarde foram lançados a nível mundial como Red e Blue. 4A Game Freak Inc. foi fundada em 1989 e desenvolve videojogos, incluindo títulos da série Pokémon.

Iwata:

E quanto a ti, Morimoto-san?

Morimoto:

Chamo-me Morimoto e trabalho para a Game Freak. Eu era o director dos últimos títulos, embora estivesse envolvido no desenvolvimento das versões Red e Green como programador.

Iwata Asks
Iwata:

O planeamento de Pokémon começou em...

Ishihara:

Em 1990.

Iwata:

As versões Red e Green foram lançadas seis anos mais tarde, em Fevereiro de 1996, o que significa que elas tiveram um período de desenvolvimento incrivelmente longo.

Ishihara:

Pois tiveram. (risos irónicos)

Iwata:

Durante o extenso período de desenvolvimento de Pokémon, tentei o mais possível manter-me a par do que estavas a fazer. Então, quando as versões Red e Green foram lançadas, tiveram um início tão calmo e discreto que era impossível imaginar que iriam explodir em popularidade.

Ishihara:

É verdade. Originalmente, terminámos os títulos em Outubro do ano anterior ao do seu lançamento e quisemos lançá-los rapidamente. Mas falhámos a época do final de ano de vendas e, por fim, lançámos os jogos no fim de Fevereiro do ano seguinte – a pior época do ano para se lançar jogos! (risos)

Iwata Asks
Iwata:

Além do mais, nessa altura, havia ligeiramente no ar a sensação de que a Game Boy5 podia ter chegado ao fim da sua vida nas lojas, não foi? 5A Game Boy é uma consola portátil com um ecrã monocromático lançada no Japão em Abril de 1989. Outras consolas da linha Game Boy incluíam a Game Boy Pocket, lançada em 1996; a Game Boy Light e a Game Boy Color, lançadas em 1998 e a Game Boy Advance, lançada em 2001.

Ishihara:

Foi por essa razão que tinha a sensação de que talvez fôssemos perder o último comboio. (Risos) No fim de contas, tínhamos arrastado aquilo exactamente até ao fim da esperança de vida da consola.

Iwata:

Bem, de alguma forma conseguiram apanhar esse último comboio! (risos)

Ishihara:

De alguma forma conseguimos. (risos) Quando este projecto começou, a ideia era de que estávamos a desenvolver um software para uma nova plataforma. O Satoshi Tajiri-san6 lançou a Game Freak em 1989... 6Satoshi Tajiri é o criador da série Pokémon e o presidente da Game Freak.

Iwata:

Que ocorreu ao mesmo tempo do lançamento da Game Boy.

Ishihara:

Foi por essa razão que, inicialmente, isto foi concebido como um jogo que seria desenvolvido para este novo hardware. A seguir houve atrasos substanciais na conclusão do título... Ainda assim, como criador, quando vi o conteúdo das versões Red e Green, a minha sensação foi que, de todos os títulos dos quais tinha experiência, que eu tinha jogado ou nos quais tinha trabalhado como criador, este era do mais alto calibre. O mesmo é dizer que me sentia confiante de que aquilo estava muito à frente em termos de puro prazer. Mas com a data de lançamento na altura que foi, no início sentia-me consideravelmente preocupado com o título.

Iwata:

Eu estava envolvido no lançamento da Creatures Inc. e lembro-me de estar sentado ao teu lado, Ishihara-san, quando tiveste de decidir qual o número de unidades que inicialmente seriam produzidas.

Ishihara:

Pois, foi, pois estavas! (risos)

Iwata:

Lembro-me de que o número de unidades inicialmente a produzir era mais pequeno do que eu esperava... Mas, ainda assim, eu tinha expectativas muito altas. Com aquele número de unidades, imaginei que voariam das lojas e que depressa o stock se esgotaria. Mas, infelizmente, não foi o que aconteceu...

Ishihara:

Lembro-me de olhar para os números das vendas semanais e sentir que andávamos apenas perto da cauda do top dos dez mais vendidos.

Iwata:

Então, no início, ninguém podia ter previsto que o Pokémon acabaria por gozar de uma popularidade a nível mundial.

Ishihara:

Foi realmente um início calmo.

Iwata:

Mas apesar desse início pouco enérgico, as coisas acabaram por dar a volta de forma magnífica. Ao que atribuis isso?

Iwata Asks
Ishihara:

Penso que uma das razões foi o poder do passa a palavra. Em 1996, as pessoas não tinham os seus próprios blogs na Internet, mas depressa se espalhou a notícia de quão divertido o Pokémon era. Além disso, senti fortemente que o poder dos media, centrado no CoroCoro Comic7, servira para acelerar o crescimento da popularidade do Pokémon. Por último, houve também aquela pequena questão do Mew, o Pokémon que o Morimoto-san inventou como uma espécie de brincadeira... 7O CoroCoro Comic é uma revista mensal de banda desenhada manga muito procurada pelos alunos das escolas primárias, publicada pela primeira vez em 1977 pela Shogakukan. Além das histórias manga aos quadradinhos, também apresentava artigos sobre passatempos e videojogos.

Morimoto:

Bem, não tenho a certeza de se “inventou” é a palavra certa... (risos)

Ishihara:

Não há qualquer dúvida de que a existência do Mew desempenhou um papel extremamente significativo...

Iwata Asks
Morimoto:

Pusemos o Mew à direita, mesmo no fim. O cartucho estava mesmo cheio e não havia espaço para muito mais. Depois alguns dos componentes que não iam ser incluídos na versão final do jogo foram retirados, criando uns minúsculos 300 bytes de espaço livre. Assim, pensámos que podíamos encaixar o Mew ali. O que fizemos hoje em dia seria impensável!

Ishihara:

Isto apesar de te terem dito que depois da limpeza dos erros ter acabado não podias alterar nem sequer um único bit! (risos irónicos)

Iwata:

De que servia resolver todos os problemas durante o processo de limpeza se depois ias por trás mexericar no jogo...? Dou graças por tudo isto se ter ficado a dever ao carácter irrequieto do Morimoto-san.

Morimoto:

Bem, isto era uma brincadeira em que todos, até ao Tajiri-san, estavam envolvidos. Mas apesar do Mew estar ali...

Iwata:

...Na realidade não era suposto aparecer no jogo, certo?

Morimoto:

Exacto. A menos que conseguíssemos pensar numa boa oportunidade para o fazer, a existência do Mew não seria revelada ao público. Foi ali deixado para estar a postos no caso de servir para alguma acção de promoção pós-lançamento. Apesar de não haver ninguém entre nós que quisesse usar aquilo, achei que seria bom deixar as coisas como estavam.

Iwata:

O Mew podia muito bem ter acabado por nunca aparecer no jogo.

Morimoto:

Exacto. Mas depois, devido a um erro imprevisto, o Mew acabou por aparecer nos jogos de alguns jogadores. Parecia que tínhamos planeado tudo aquilo, mas não era o caso. Assim, apesar de ter causado todo o tipo de problemas a muitos dos envolvidos, felizmente acabou por ter um efeito positivo.

Iwata Asks
Iwata:

Nunca se consegue adivinhar como é que as coisas vão correr, não é?

Morimoto:

Não, não se pode.

Iwata:

Foi assim que o “Legendary Pokémon Offer”8 aconteceu. 8A “Legendary Pokémon Offer” foi anunciada na edição de Abril de 1996 do CoroCoro Comic. Seriam seleccionados vinte vencedores que podiam enviar o cartucho do seu jogo para que os dados do Mew fossem carregados. Havia aproximadamente 78 000 participantes.

Morimoto:

Exacto.

Iwata:

Houve uma resposta realmente incrível ao anúncio do CoroCoro Comic da oferta do Mew. Penso que foi quando realmente as coisas deram a volta para Pokémon.

Ishihara:

Também acredito nisso. As vendas mensais que até ali tínhamos tido começaram a ser iguais às vendas semanais, antes de aumentarem e de se tornarem três e depois quatro vezes maiores.

Iwata:

Lembro-me de pensar que, realmente, nunca antes tinha visto um jogo a vender-se daquela forma.

Ishihara:

Na altura em que atingiu o primeiro lugar do top de vendas semanais, já se tinha passado mais de um ano e meio da data de lançamento do jogo.

Iwata:

É semelhante à forma como as tradicionais baladas enka explodem em popularidade só um ano e meio depois de serem lançadas. (risos) Nota do Editor: Enkas são canções populares japonesas, de estilo melodramático, que descrevem as emoções e as experiências do povo japonês, com a sua forma vibratória característica de cantar.

Ishihara:

Era mesmo isso! (risos)