1. Tudo começou com uma visita de estudo

Iwata:

Decidimos não intitular a entrevista de hoje “Wii Fit U”1 mas sim “Iwata Pergunta: Fit Meter”2. Vamos falar sobre a colaboração entre a Panasonic3 e a Nintendo, que criaram este intrigante contador de atividade4. Obrigado pela vossa presença.

Iwata Asks
Todos:

Obrigado pela oportunidade.

1. Wii Fit U: Título de fitness para a consola Wii U que será lançado na Europa a 13 de dezembro de 2013. É possível descarregar gratuitamente uma versão de teste de 31 dias, disponível até 31 de janeiro de 2014, que permite ao utilizador desfrutar do título integral durante 31 dias a começar no dia em que o iniciar pela primeira vez na sua Wii U. É necessário possuir um Balance Board compatível para utilizar este título, tal como o Wii Balance Board. Para mais informações, visita o site de Wii Fit U.

2. Fit Meter: Acessório para o título Wii Fit U lançado a 1 de novembro de 2013. O utilizador prende o acessório ao cinto ou ao cós das calças para medir quantas calorias gasta por dia. Os resultados podem ser enviados para o Wii Fit U, que os apresentará através de gráficos detalhados no televisor ou no Wii U GamePad. O Fit Meter calcula a altitude a partir da pressão de ar. O Fit Meter não pode ser usado isoladamente enquanto contador de atividade: para funcionar tem de ser utilizado com o Wii Fit U.

3. Panasonic Corporation: Fabricante de eletrónica que produz, vende e oferece serviços relacionados com eletrónica e equipamentos domésticos. Fundada em 1935, tem sede na prefeitura de Osaca, no Japão.

4. Contador de atividade: Dispositivo que, quando afixado ao corpo ou à roupa, utiliza os movimentos do corpo (por exemplo, oscilações) para determinar a intensidade do exercício físico efetuado e calcular as calorias queimadas.

Iwata:

Gostaria de começar pelas apresentações.

Tooyama:

Chamo-me Tooyama e trabalho em projetos e serviços relacionados com o contador de atividade na Panasonic.

Iwata Asks
Kitado:

Chamo-me Kitado e também trabalho na Panasonic. Tinha a meu cargo o desenvolvimento do Fit Meter. Eu crio aparelhos de monitorização para contadores de atividade.

Iwata Asks
Sugiyama:

Eu sou o produtor de Wii Fit U. Chamo-me Sugiyama e trabalho no Departamento de Desenvolvimento de Software.

Iwata Asks
Matsunaga:

E eu sou o diretor de Wii Fit U. Chamo-me Matsunaga e trabalho no Departamento de Desenvolvimento de Software.

Iwata Asks
Hayashi:

Eu sou o diretor adjunto de Wii Fit U. Chamo-me Hayashi e trabalho no Departamento de Desenvolvimento de Software.

Iwata Asks
Iwata:

Muito bem. Vamos diretos ao assunto: como é que tiveram a ideia de adicionar um contador de atividade ao título Wii Fit5?5. Wii Fit: Jogo de fitness lançado para a consola Wii em abril de 2008.

Sugiyama:

Bem, a ideia foi minha. Com o Wii Fit Plus6, por termos incorporado valores MET7, tornou-se possível indicar quantas calorias são queimadas em cada um dos tipos de exercício. Para além disso, gosto de andar de bicicleta e de fazer caminhadas pelas montanhas, e sempre achei que seria fantástico se conseguisse estimar quantas calorias gasto naquelas atividades fazendo a comparação com as calorias gastas nas atividades do Wii Fit.6. Wii Fit Plus: Título sucessor de Wii Fit lançado para a consola Wii em outubro de 2009. Cada atividade apresenta o valor MET correspondente à intensidade do exercício e o número de calorias gastas, valor que depende do peso do utilizador e do tempo despendido naquela atividade.7. MET (equivalente metabólico): Unidade de intensidade de exercício e de movimentos físicos. Estar sentado sem qualquer movimento corresponde a um MET.

Iwata:

Querias medir a tua atividade quando não estás perto do televisor e querias geri-la em conjunto com o Wii Fit.

Sugiyama:

Exatamente. Concentrei-me no contador de atividade, mas faltavam-me os conhecimentos técnicos. Comecei à procura de um sítio para colaborar connosco e a equipa de hardware apresentou-me à Panasonic.

Iwata:

Ah, então foi assim que avançaram. Quando fizemos a Nintendo GameCube8, a Panasonic ajudou-nos imenso com a tecnologia do disco ótico e desde então que mantemos esta relação. Tooyama-san, como é que este projeto chegou às tuas mãos?8. Nintendo GameCube: Consola de videojogos doméstica lançada em maio de 2002.

Tooyama:

Começou tudo com uma “visita de estudo”, não foi?

Matsunaga:

É verdade.

Iwata:

O que queres dizer com visita de estudo?

Tooyama:

Cerca de dez pessoas da Nintendo visitaram os nossos escritórios para ver “tecnologia relacionada com beleza e boa forma”.

Iwata:

Ah, então falas em visita de estudo porque estamos em Quioto e fomos até Osaca?

Tooyama:

Precisamente! (risos) E tivemos a oportunidade de vos mostrar uma grande variedade do que tínhamos para oferecer. Posto isto, acho que estavam de olho no contador de atividade desde o primeiro instante.

Iwata:

É verdade, Sugiyama-san?

Sugiyama:

É verdade, sim senhor! (risos)

Iwata:

Mas hesitaste em perguntar pelos contadores de atividade no início, porque poderiam ficar de pé atrás se aparecesses de repente e dissesses: “Mostrem-me lá os vossos contadores de atividade.”

Sugiyama:

Ora aí está! (risos)

Iwata:

Tooyama-san, não achaste estranho tantas pessoas aparecerem subitamente?

Tooyama:

Devo dizer que houve algum alvoroço na empresa. Estávamos a tentar arranjar temas de conversa! (risos) Afinal de contas, cada empresa tem a sua própria cultura.

Iwata:

Claro que haverá diferenças culturais entre a Nintendo e a Panasonic. Estavam preocupados que não se identificassem com o que tinham para dizer.

Tooyama:

Foi isso mesmo! (risos)

Iwata:

Aposto que vos mostraram dispositivos interessantes, para além dos contadores de atividade.

Matsunaga:

Mostraram, pois! Havia tecnologia relacionada com o sono ou com os cuidados de pele, entre outras coisas.

Tooyama:

Mas não fazíamos ideia de como transformar tecnologia dedicada à pele saudável num videojogo! (risos)

Iwata:

Bem, a Nintendo já trabalhou com uma perita externa para criar o título Face Training9 dedicado a exercitar os músculos de expressão do rosto, por isso existe uma ligação com as tecnologias da beleza e do fitness!9. “Face Training: Facial exercises to strengthen and relax from Fumiko Inudo” é um jogo para exercitar os músculos faciais e foi lançado para a consola Nintendo DS em setembro de 2010.

Iwata Asks
Tooyama:

Ah, é verdade! Não nos lembrámos de tal coisa, portanto nem sequer nos ocorreu que este tipo de tecnologia pudesse ser transformado num jogo! (risos)