5. Ganhar com o StreetPass

Iwata:

Para terminar, queres deixar algumas palavras aos fãs do jogo "PES", e àqueles que adoram futebol mas que nunca jogaram um jogo de futebol?

Enomoto:

Em primeiro lugar, acho que os fãs de "PES" poderão experienciar coisas novas e um realismo que não existia antes. Fizemos o que podíamos para oferecermos o melhor nessas áreas, por isso queremos que as pessoas comprem o jogo, olhem e se surpreendam.

Iwata:

Assim, gostarias que todos os que jogarem o teu jogo sentissem a mesma surpresa que tu próprio sentiste quando viste a Nintendo 3DS pela primeira vez.

Enomoto:

Sim. Geralmente os fãs de "PES" tendem a gostar muito de futebol e muitos deles jogam mesmo o desporto real. Criámos o jogo de forma que até esses fãs pudessem experienciar novas coisas ao jogá-lo. Em primeiro lugar, gostaria que todos o vissem. Para os jogadores novos, acho que tem havido locais que os fizeram sentir que as habilidades necessárias para jogar títulos de futebol eram demasiado difíceis. Mas desta vez, incluímos uma função de competição que faz uso do StreetPass10. Por isso podem jogar muito sozinhos, reforçar a sua equipa e desfrutar de jogos com o StreetPass. 10 StreetPass: esta função permite que quando várias pessoas que têm uma Nintendo 3DS e que passam uns pelos outros compitam entre si. Os jogadores podem treinar as suas equipas para as partidas automáticas que têm lugar no modo “Master League” de PES 2011 3D - Pro Evolution Soccer.

Iwata:

Os jogadores que não sejam bons a jogar contra outras pessoas podem escolher fortalecer a sua equipa sozinhos e depois enfrentar outras pessoas via StreetPass. Já agora, como jogam mais os fãs de longa data de "PES": sozinhos ou contra outras pessoas?

Enomoto:

Acho que jogam mais sozinhos. Por exemplo, com outros jogos online ou multijogadores, o objetivo principal é jogar para a tua própria satisfação, numa situação em que não há claros vencedores nem vencidos. Ao contrário de outros jogos, quando jogas contra pessoas em jogos de futebol, existirá um vencedor e um vencido quer queiras quer não.

Iwata Asks
Iwata:

Noutros jogos, concentravam-se numa determinada parte e ficavam satisfeitos com ela, por isso poderás não te importar de deixar que outras pessoas saiam vitoriosas. Mas no "PES", o único índice de avaliação é se ganhaste ou se perdeste.

Enomoto:

Verdade. As pessoas que não tenham jeito para jogar contra outras têm dificuldade em ganhar. Foi por isso que preparámos outra forma de jogar em que podes fortalecer a tua equipa jogando contra o computador e depois ganhar com o StreetPass.

Iwata:

Queres dizer que abriste a porta às pessoas que adoram futebol mas que nunca jogaram títulos de futebol, e estás à espera que elas entrem.

Enomoto:

Ao lutarmos por conseguir o derradeiro jogo de futebol, continuamos a experimentar novas formas de atrair fãs de futebol para o nosso jogo.

Iwata:

Parece contraditório dizer que queres que pessoas que dominem o "PES" se satisfaçam ainda mais com ele e que queres também atrair novos jogadores. Mas as duas coisas são possíveis.

Enomoto:

Exato. Nesse sentido, penso que a diversidade é muito importante. Pensei que tínhamos de ter tanto realismo como diversidade.

Iwata:

Se o tivesses feito apenas verdadeiramente "real", as pessoas normais já não poderiam jogar.

Enomoto:

Bem, é mesmo verdade. Por exemplo, se "real" significar que "os jogos de futebol durarão mais de 90 minutos", então não é possível. (risos)

Iwata:

Ninguém conseguiria concentrar-se durante tanto tempo. (risos) É por isso que os videojogos precisam de fazer os jogadores sentirem a realidade, mas ao mesmo tempo incluir elementos que lhes permitam pensar: "Hey, sou mesmo extraordinário!" Ajustar coisas para que a impressão que os jogadores obtêm de uma partida seja comparável à de um jogo de futebol de 90 minutos é aquela tal parte que exige técnicas dos mestres da arte.

Iwata Asks
Enomoto:

É verdade. Não faz sentido criar um jogo que apenas os futebolistas profissionais consigam jogar.

Iwata:

Por outro lado, se os futebolistas profissionais te disserem: "Isto não é futebol", perdeste.

Enomoto:

Pois. Continuo a achar bastante encorajador que as pessoas que jogam futebol profissionalmente joguem "PES".

Iwata:

Ambos temos trabalhado juntos com a Nintendo 3DS para oferecer uma nova forma de entretenimento tanto aos jogadores novatos como aos fãs da saga. Por isso não queremos que ninguém perca esta experiência, certo? Muito obrigado pelo teu tempo.

Enomoto:

Obrigado eu.