3. Inovação em jogos de futebol

Iwata:

À medida que os jogos de futebol continuaram a evoluir, "PES 2008 - Pro Evolution Soccer"9 foi produzido para a Wii. Acho que deve ter sido um grande desafio pegar em jogos de futebol, em que o foco estava no controlo do jogador na posse da bola, e pensar em como mudar isso. Então, "PES 2008" constituiu uma inovação e acho que deu origem a uma nova moda. O que achas disto, Enomoto-san? 9 "PES 2008 - Pro Evolution Soccer": Chama-se "Winning Eleven – Play Maker" no Japão. O seu primeiro jogo, " PES 2008 - Pro Evolution Soccer" foi lançado para a Wii em fevereiro de 2008 no Japão. Com as funcionalidades de controlo do Comando Wii, podes dar ordens a jogadores que não o que detém a bola, ou fazê-los correr em campo aberto.

Enomoto:

O que despoletou isso foi o nosso descontentamento em relação à AI para o "PES" nessa altura. Fizemos uma lista de todas as coisas que não podias fazer nos jogos "PES" anteriores e fizemos dessa a nossa nova forma evolucionária, aquela que procurávamos. Foi aí que começou.

Iwata:

De certo modo, desafiou o PES convencional. Embora todos os anos fosse ficando melhor, em alguma altura deves ter sentido que se não fizesses isto, existiria uma parede que serias incapaz de derrubar.

Enomoto:

Certo. Com a AI que tínhamos na altura, mesmo que imaginasses que querias fazer um passe para um local ideal, não havia lá um jogador.

Iwata:

Em jogos de futebol anteriores ao "PES 2008", se fizesses um passe para o campo aberto, era improvável que um jogador viesse a correr buscá-la.

Enomoto:

Por vezes estava lá um atleta AI, por acaso, mas não teria acontecido de propósito. Também era difícil lidar com o problema com os controladores que existiam na altura.

Iwata:

E quando estavas a pensar nisso, o Comando Wii fez a sua aparição e tinhas algo que te deixava indicar qualquer ponto que quisesses no ecrã. Mas aposto que deve ter sido duro para os teus criadores mudarem de direção. Afinal, tinham os seus próprios registos e estavam habituados à forma antiga.

Enomoto:

Foi bastante duro. Perguntaram-me se estava a rejeitar os jogos antigos mas não era nada disso. Pensei que a evolução do "PES" poderia envolver um novo caminho, um que rompesse com a tradição. O que me permitiu imaginá-lo foi o meu encontro com os dispositivos de entrada da Wii.

Iwata Asks
Iwata:

Então, porque sentias que conseguirias construir um novo sistema de controlo se tivesses uma Wii, pensavas que teria uma influência positiva no futuro do PES e que valeria a pena tentar.

Enomoto:

Certo.

Iwata:

O teu papel é supervisionar a produção como um todo. Isso era algo que apenas alguém na tua posição conseguiria fazer. É normal que as pessoas se sintam desconfortáveis e resistam à mudança. Por vezes, quando as coisas são demasiado novas, até te dirão que não é possível. O que foi que os fez decidir tentar, apesar de tudo?

Enomoto:

Não conseguíamos materializar aquele sistema com a AI que tínhamos na altura. Assim, para oferecer algum incentivo, criei uma equipa para a Wii e procurei uma mudança mais dinâmica na equipa existente.

Iwata:

Na minha opinião, a intenção influenciou não só a tua própria empresa mas também o próprio mundo do futebol, anos mais tarde. Estavas certo de que fazer isto mudaria o estado do jogo, não estavas?

Enomoto:

Pois. Para podermos chegar mais longe, precisávamos de mudar. Pensei que uma vez que o nosso derradeiro objetivo era ser capaz de recriar tudo o que acontecia no estádio, não nos podíamos dar ao luxo de nos desleixarmos neste ponto.

Iwata:

Parece que o desafio com que se depararam em "PES 2008" foi uma inovação para jogos de futebol. No geral, em japonês, a palavra "inovação" tende a ser traduzida como "reforma tecnológica". Todavia, pegar em algo que a maioria das pessoas tinha assumido como impossível e concretizá-lo, ou seja: tornando possível o impossível, e ver as pessoas a reconhecerem que essa mudança era valiosa… Acho que essas coisas tendem a ser denominadas de "inovações", em retrospetiva.

Enomoto:

Sim.

Iwata:

Já agora, uma coisa que se diz muitas vezes sobre os jogadores de futebol brilhantes é que é quase como se tivessem olhos no céu; de outra forma, como saberiam que era melhor passar para este ou aquele ponto? Parece que isso está ligado à mudança em "PES 2008": quando mudaram a AI, foi porque queriam fazer um jogador de futebol com um campo de visão mais amplo?

Enomoto:

Sim. Os jogadores de futebol com campos de visão amplos veem o espaço ao moverem as suas caras numa centésima de segundo.

Iwata:

Isso significa que, só com esse tal olhar de relance, deduzem o que a bola vai fazer e os movimentos consequentes de vários jogadores...isso tudo é recriado nas suas cabeças.

Iwata Asks
Enomoto:

É exatamente isso. Também nos jogos que fazemos, nunca ninguém passa sem olhar para a outra pessoa. Essas pequenas coisas são importantes. Se repetires a jogada e a vires, as suas caras mexem-se um pouco antes do passe. Quando isso acontece na realidade num estádio, também inclui pormenores como esse.

Iwata:

Estou a ver. Isso mostra que estás mesmo empenhado em recriar tudo o que acontece no estádio.

Enomoto:

Mas quando tivermos atingido o nosso objetivo supremo, o futebol já terá mudado outra vez…

Iwata:

Então o desafio nunca terminará.

Enomoto:

Sim, acho que tens razão. E se terminasse, eu ficava desempregado. (risos).