1. Um dia, o Louvre

Iwata:

Hoje vou conversar com Miyamoto-san sobre o Nintendo 3DS Guide: Louvre. Quando esta entrevista for publicada online, a apresentação Nintendo Direct que filmámos no museu do Louvre1 em Paris já estará disponível. Mesmo assim, toda esta experiência ainda me parece um pouco estranha. Digo isto porque tem sido uma viagem tão interessante poder ver, em primeira mão, a tua ideia de disponibilizar consolas Nintendo DS para uso em espaços públicos2 ganhar forma, muito antes do lançamento da Nintendo 3DS, e agora ver essa ideia tornada realidade naquele que é o melhor museu do mundo.Tenho a certeza de que o plano que tinhas naquela altura e este projeto atual com o Louvre estão intimamente ligados. Vamos começar por aí.1. Museu do Louvre: Um museu francês situado em Paris que abriu portas em 1793. É um dos maiores e mais famosos museus do mundo, que tem em exibição cerca de 35.000 obras de arte da era pré-histórica a meados do século XIX. A Nintendo formou uma parceria com o Louvre em abril de 2012, ao abrigo da qual forneceu ao museu consolas Nintendo 3DS equipadas com audioguias.2. Consolas Nintendo DS para uso em espaços públicos: Um projeto destinado a disponibilizar diversos serviços diários em espaços públicos usando consolas Nintendo DS, que começou a ser desenvolvido em 2009 e 2010. Baseando-se na ideia de que “desde que tenhas a tua Nintendo DS contigo, poderá sempre acontecer algo divertido, independentemente de onde estiveres”, foram implementados vários usos e serviços em museus, galerias de arte, centros comerciais e escolas. Posteriormente, foi lançado no Japão um software patenteado, intitulado “Make It Yourself: Nintendo DS Guide”, que permite aos utilizadores usar este sistema simples para criarem os seus próprios guias.

Miyamoto:

Certo. Gostaria de começar por dizer que me sinto um grande sortudo. É que visitar museus é um dos meus passatempos.

Iwata:

Tal como aconteceu com Pikmin3, nintendogs4 e Wii Fit5, conseguiste transformar um dos teus passatempos num projeto profissional.3. Pikmin: Um jogo de ação em que procuras tesouros com criaturas estranhas chamadas Pikmin. As formigas que Shigeru Miyamoto viu em movimento quando fazia jardinagem inspiraram a criação do jogo. O primeiro jogo foi lançado para a Nintendo GameCube no Japão em outubro de 2001, e na Europa em junho de 2002. O último jogo da série, Pikmin 3, foi lançado para a Wii U em julho de 2013.4. nintendogs: Um jogo que te permite comunicar com cachorros, lançado para a Nintendo DS em abril de 2005. A sua criação foi inspirada pela experiência de Shigeru Miyamoto de ter um cachorro em casa. Mais tarde, quando Miyamoto adotou também um gato, nintendogs + cats foi lançado em simultâneo com a Nintendo 3DS em fevereiro de 2011, no Japão. Foi lançado na Europa em março de 2011.5. Wii Fit: Lançado em dezembro de 2007, é um jogo de fitness que se joga em pé, em cima do acessório Wii Balance Board. O título foi inspirado pela descoberta de Shigeru Miyamoto de que o mero ato de medir o nosso peso pode ser divertido. Em outubro de 2009, a Nintendo lançou Wii Fit Plus, uma versão amplificada de Wii Fit que inclui as atividades originais do título anterior e conteúdos adicionais no disco de jogo. O lançamento da versão em caixa está planeado para 13 de dezembro de 2013. Entre 1 de novembro de 2013 e 31 de janeiro de 2014, estará a decorrer uma campanha que oferece o download gratuito de uma versão de teste de Wii Fit U que pode ser experimentada durante 31 dias. Para jogar este título, é necessário um acessório compatível capaz de medir o peso e o equilíbrio, como o Wii Balance Board.

Miyamoto:

Nunca pensei que este meu passatempo viesse a fazer parte do meu trabalho. Qualquer dia ainda me perguntam que outros passatempos tenho.

Iwata:

Quando viajas em trabalho para tratar de questões ligadas ao Marketing, por exemplo, já houve alturas em que te pedi para arranjares tempo para visitar um museu. Mas nunca pensei que isso viesse a ter uma ligação tão direta com o nosso trabalho! (risos)

Miyamoto:

Certo. Mas, na verdade, foram os audioguias disponíveis nos museus que serviram de ponto de partida para a ideia de usar a Nintendo DS em espaços públicos.

Iwata:

Neste caso, os audioguias são aparelhos que podes alugar em museus e que te dão uma explicação em áudio das várias exposições.

Miyamoto:

Sim. Eu alugo sempre um audioguia quando vou ver uma exposição a um museu. Permite-te viver uma experiência muito mais rica, proporcionando-te uma visão mais profunda e levando-te a fazer descobertas a que, de outra forma, não terias acesso.

Iwata Asks
Iwata:

Visitar uma exposição com um audioguia é uma experiência extremamente diferente de olhar para as obras sem qualquer informação.

Miyamoto:

Sim, completamente diferente. Mas a maioria dos audioguias era uma espécie de leitores de CD portáteis, em que tinhas de introduzir os números que são exibidos por cada peça para poderes ouvir as explicações. Não eram muito fáceis de usar.

Iwata:

Bem, naquela altura ainda não havia aquilo a que hoje chamamos aparelhos inteligentes6.6. Aparelhos inteligentes: Dispositivos móveis de informação como smartphones ou tablets.

Miyamoto:

Naquela altura, isso ainda não existia. E, quando a Nintendo DS foi lançada, comecei a pensar que seria muito mais prático usar a Nintendo DS como um audioguia.

Iwata:

Na mesma altura, a Nintendo começou a ser contactada por instituições públicas, como escolas e hospitais, a perguntar-nos se podiam fazer algo com a Nintendo DS.

Miyamoto:

Então, por volta da mesma altura em que comecei a pensar que tinha de definir os aspetos específicos, tivemos a oportunidade de nos reunirmos com a Oriental Land7. Após várias discussões, decidimos oferecer alguns serviços em regime de teste em Ikspiari8, o grande centro comercial do Tokyo Disney Resort, em Maihama.7. Oriental Land Co., Ltd.: A empresa responsável pelo funcionamento dos Tokyo Disney Land Resorts.8. Ikspiari: Um centro comercial dentro do Tokyo Disney Resort em Maihama, cidade de Urayasu, em Chiba.

Iwata:

O Ikspiari Nintendo DS Guide.99. Ikspiari Nintendo DS Guide: Um serviço gratuito da Nintendo e da Oriental Land Co., Ltd., oferecido entre abril de 2009 e janeiro de 2010. Os clientes que descarregassem o software em determinados sítios de Ikspiari podiam usar as suas Nintendo DS como guias, bem como tirar proveito de outras funcionalidades como navegação, pesquisa de informações variadas sobre Ikspiari e jogos originais.

Miyamoto:

Sim. Um dos conceitos na génese de Ikspiari era tornar a visita do público uma aventura divertida, levando as pessoas a andar à procura de diferentes lojas. Por isso, a arquitetura é propositadamente um pouco complexa.

Iwata:

Eu dei uma vista de olhos a um dos mapas e parecia mesmo uma masmorra de um videojogo! (risos)

Iwata Asks
Miyamoto:

Então, introduzimos um sistema de mapeamento automático, juntamente com um guia das lojas. Disponibilizámos pontos de acesso à rede sem fios em vários locais de Ikspiari, bem como consolas Nintendo DS para descarregar o software, para que o utilizador pudesse ver a sua localização atual em tempo real.

Iwata:

Era um sistema que calculava a localização avaliando a força do sinal10 das várias antenas da rede sem fios e das consolas Nintendo DS, certo?10. Força do sinal: Força da onda elétrica. A distância pode ser calculada com base na força do sinal emitido pelo ponto de acesso à rede sem fios.

Miyamoto:

Sim. Terminámos o serviço em Ikspiari passado pouco menos de um ano. Depois, oferecemos vários serviços de guia em locais como o Aquarium Kaiyukan de Osaca11, o Aquário Shin-Enoshima12, a universidade Seika, em Quioto13 e o Museu de Arte Municipal de Arte de Quioto14.11. Kaiyukan: Um aquário em Osaca, inaugurado em 1990. O serviço de guia da Nintendo DS ficou disponível em abril de 2010.12. Aquário Shin-Enoshima: Um aquário no Shonan Kaigan Park, na cidade de Fujisawa, Kanagawa. O serviço de guia da Nintendo DS ficou disponível em 2010.13. Universidade Seika: A exposição de final de curso do Departamento de Design Visual da Faculdade de Design da universidade, patente no Museu de Arte Municipal de Arte de Quioto entre 27 e 31 de janeiro de 2010, utilizava um audioguia para a Nintendo DS.14. Museu de Arte Municipal de Arte de Quioto: Inaugurado em 1988, teve um serviço de guia que usava a consola Nintendo DS entre 28 de abril de 2009 e 27 de maio de 2009.

Iwata:

Esses guias foram a primeira versão do serviço que seria lançado mais tarde sob a forma do software para download Make It Yourself: Nintendo DS Guide15.15. Make It Yourself: Nintendo DS Guide: Software de guia lançado como Nintendo DSiWare no Japão em novembro de 2010. Permite que os utilizadores criem serviços de guia juntando fotografias e clipes de som.

Miyamoto:

Sim, isso mesmo. A consola não se destinava só a grandes superfícies comerciais. Era fácil o suficiente para ser usada por qualquer pessoa, mesmo numa escala pequena, em locais como eventos escolares ou feiras. O sistema estava organizado para que, se os apresentadores criassem os seus conteúdos com o software, os visitantes que trouxessem a sua Nintendo DS podiam ver informação sobre as peças em exposição ou os produtos para venda. Tudo isto podia ser feito só com a Nintendo DS, sem ser necessário configurar um servidor num computador. Era muito fácil de usar e muito divertido, mesmo hoje em dia.

Iwata:

Por outras palavras, era um projeto para criar e dar ferramentas para fazer um guia.

Miyamoto:

Isso mesmo. E, na verdade, mesmo nessa altura, uma das minhas grandes ambições era um dia tê-lo no Louvre.

Iwata Asks
Iwata:

Disseste isso como se estivesses a sonhar alto! (risos)

Miyamoto:

Eu disse: “Se usassem isto no Louvre, toda a gente ia seguir o exemplo.” (risos) Mas, naquela altura, ainda não tínhamos conseguido os melhores resultados com a consola. E, justamente quando estávamos a questionar-nos sobre o que deveríamos fazer a seguir, surgiu o Louvre.

Iwata:

A discussão sobre o Louvre surgiu devido a uma apresentação de (Shinji) Hatano-san16 que, desde então, se reformou e abandonou o conselho de administração da Nintendo. 16. Shinji Hatano: Antigo diretor-geral do Departamento de Marketing da Nintendo e membro do conselho de administração da empresa. Atualmente, é consultor empresarial da Nintendo.

Miyamoto:

Certo. No início, o nosso objetivo não era usar a consola Nintendo DS como um audioguia, mas eu tinha a minha grande ambição! (risos) Por isso, assim que se iniciaram as conversações, falei com eles sobre a possibilidade de a Nintendo criar um audioguia para o museu.

Iwata:

Certo. (risos)

Miyamoto:

Depois, o Louvre respondeu-nos e disse: “Primeiro, há alguns aspetos que temos de esclarecer. Mas, se for possível fazer o que dizem com uma nova consola, teremos muito gosto em abordar seriamente o assunto.”

Iwata:

O representante do Louvre ficou muito entusiasmado com a nova ideia de usar a consola Nintendo 3DS, que lhe apresentaste naquela altura.

Miyamoto:

Isso mesmo. Henri Loyrette17, que era o diretor do museu na altura, era um grande apologista do multimédia. Resolvemos ambos avançar e foi assim que decidimos fazer uma investigação a sério. 17. Henri Loyrette: Ex-diretor do museu do Louvre. Ocupou o cargo de diretor do Louvre entre 2001 e 2013.