Parte 1

Fico muito agradecido por ter tantas pessoas a assistir à minha apresentação de hoje.Fiz o meu melhor para garantir que esta sessão seja produtiva para os presentes.Agradeço o vosso tempo.Faço parte desta indústria há muito tempo e estive envolvido no desenvolvimento de vários jogos. Embora seja considerado um veterano, esta é a primeira oportunidade que tenho para falar num fórum como este, e suspeito que quem se reuniu aqui não sabe muito sobre mim. Isso é porque não é um exagero dizer que Quase não estive envolvido no desenvolvimento dos jogos da série PRIME1, por isso houve poucas oportunidades para os presentes saberem quem eu sou. Além disso... 1 A série METROID PRIME é uma série de jogos de aventura na primeira pessoa para a Nintendo GameCube e para a Wii. No total, foram produzidos três títulos. O primeiro foi lançado em Fevereiro de 2003; o segundo, Metroid Prime 2: Echoes, em Maio de 2005; e o terceiro, Metroid Prime 3: Corruption, em Março de 2008. (Todas as datas de lançamento são das versões japonesas.)Muitos dos outros jogos em que trabalhei foram mais únicos, subtis ou estranhos. E por causa disso... Não têm tanto sucesso fora do Japão. Por favor, não pensem que estou a dizer que os jogos são aborrecidos... No Japão, os jogos METROID também fazem parte de um nicho de mercado, por isso lá posso ser considerado “alguém que só faz jogos para nichos de mercado”. Por outras palavras, em vez de fazer jogos com um apelo global, a minha verdadeira identidade pode ser de criador de jogos com uma “”. Penso que isso pode incomodar a empresa, mas, . Ora bem, hoje vou falar-vos sobre “o que Iwata considera curioso no meu estilo de fazer jogos”. Para explicar a curiosidade de Iwata, tenho primeiro de apresentar alguns dos títulos nos quais trabalhei. Espero que seja uma boa introdução para os que possam não conhecer o meu trabalho. Então, quero começar com uma introdução à série METROID. Este é “METROID: Other M”, um título para a consola Wii. Fui o director da maioria dos outros jogos desta série, mas neste último lançamento, o de “METROID: Other M”, fui o produtor. Este novo título Metroid será lançado a 27 de Junho, nos Estados Unidos. *Após esta apresentação, a data de lançamento foi alterada para 31 de Agosto de 2010, nos Estados Unidos. Estamos a trabalhar de modo diligente para tornar este título o melhor jogo Metroid, tendo reunido os melhores criadores de jogos, especialistas em computação gráfica, peritos em gráficos, designers de som e músicos profissionais actualmente activos na indústria de jogos japonesa. Este jogo está em desenvolvimento há algum tempo e foi apresentado pela primeira vez ao público na E3 de 2009.

Video: VER VÍDEO Metroid: Other M

Fico muito agradecido por ter tantas pessoas a assistir à minha apresentação de hoje.Fiz o meu melhor para garantir que esta sessão seja produtiva para os presentes.Agradeço o vosso tempo.
VER VÍDEO Metroid: Other M Agora gostava de fazer uma breve introdução a cada um dos títulos em que estive envolvido na série Metroid. As aventuras de Samus começaram em “METROID” para a NES2. Fui creditado como designer nesse jogo. Foi ainda no início dos videojogos, e não tinha acumulado experiência ou conhecimento de um projecto. Por isso, em equipa, desenvolvemos o jogo através de tentativas e erros. Não decidi criar o franchise METROID sozinho. Quando me consideram “aquele que fez nascer Metroid”, sinto alguma resistência. No máximo, considero-me “”. Afinal, quem fez nascer Metroid foi a Queen Metroid, não foi? (risos) 2 NES é um acrónimo de Nintendo Entertainment System.Quando falamos em Queen Metroid, as pessoas pensam em “METROID II: Return of Samus”3 para a Game Boy. Na verdade, não estive envolvido nesse título. Contudo, fui inspirado pela cena em que o Bebé Metroid, que nasceu diante de Samus, pensa que ela é a sua mãe. Isso levou à criação de “Super Metroid”4 para a SNES5. E é aqui que começa a história de “Other M”... Se “METROID II: Return of Samus” nunca tivesse sido criado, o que surgiu depois teria provavelmente seguido um rumo diferente. E, talvez mais importante, eu não estaria aqui hoje. 3 METROID II: Return of Samus é um jogo de acção para a Game Boy, lançado em Janeiro de 1992, no Japão. 4 Super METROID é um jogo de acção para a SNES, lançado em Março de 1994, no Japão. É o terceiro título da série. 5 SNES é um acrónimo de Super Nintendo Entertainment System. Fui o director de “SUPER METROID” para a SNES. Quis adicionar um elemento de drama a este jogo de acção e, perto do final do jogo, decidimos retirar temporariamente o controlo do jogador, para inserir uma cena renderizada. Ao fazer isso, a minha equipa foi desafiada a fazer algo bastante invulgar para a época. VER VÍDEO SUPER METROID E, com METROID Fusion6 para a Game Boy Advance, levei a história e os elementos dramáticos ainda mais longe. Afastei-me do método usado em “SUPER METROID”, que valorizava a “narrativa silenciosa”, e aventurei-me no “desenvolvimento da história através das palavras”. Alguns de vocês podem já saber que o jogo no qual estamos actualmente a trabalhar, “METROID: Other M”, se enquadra cronologicamente entre as histórias de SUPER METROID e METROID Fusion. 6 METROID Fusion foi um jogo de acção para a Game Boy Advance, lançado em Fevereiro de 2003, no Japão. É o quarto título da série. O jogo seguinte, METROID: Zero Mission7, para a Game Boy Advance, foi um remake do jogo para a NES. Contudo, adicionámos um cenário que não existia no original e que reforçava o elemento narrativo. Foi nesse título que se estreou Zero Suit Samus. Fui o director dos dois títulos para a Game Boy Advance. 7 METROID: Zero Mission é um jogo de acção para a Game Boy Advance, lançado em Maio de 2004, no Japão. É o quinto título da série.