• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Bem-vindo à Assistência da Nintendo!

    Obtém assistência para os teus produtos e serviços Nintendo.

    Dicas Gerais

    Obter um exército eficaz em Swords & Soldiers é um investimento de custo elevado. As unidades não são nada baratas e melhorá-las pode sair ainda mais caro do que adquiri-las. Mesmo assim, pode ser difícil suprimir o instinto de fazer todos os upgrades disponíveis o mais depressa possível, atingindo as unidades e os feitiços mais poderosos que existirem.

    Em muitos jogos de estratégia, comprar a unidade mais poderosa disponível garante, basicamente, a vitória. Mas não é o caso em Swords & Soldiers. Terás de equilibrar o crescimento económico e as tentativas de manter a pressão sobre o inimigo – especialmente no louco modo Multijogadores. Se tentares obter a unidade mais poderosa demasiado cedo, a derrota é garantida porque, nas circunstâncias certas, todas as unidades iniciantes podem ser tão poderosas quanto as unidades que já estão no topo da árvore dos upgrades.

    Tendo isto em consideração, é óbvio que aproveitar ao máximo as unidades que já possuis é de extrema importância. Talvez o melhor seja adquirir upgrades de unidade básicos ao início, enviando simultânea e rapidamente para o campo de batalha as unidades de nível inferior. Esta estratégia vai ocupar o inimigo e dar-te espaço para expandir as unidades. Outra boa ideia é escolher apenas um tipo de unidade para começar e acrescentar um feitiço para compensar as falhas. Tomemos um exemplo prático: os Dartblowers são uma unidade fantástica para começar, mas são muito frágeis contra os Berserkers. Contudo, se adicionares o feitiço Cage Trap, consegues apanhar qualquer Berserker que esteja prestes a atacar, o que faz com que seja incrivelmente fácil os teus Dartblowers tratarem deles sem sequer sofrerem danos.

    Outro ponto a ter em mente é a importância de saber qual a melhor altura para avançar para a base do inimigo, já que o progresso começa a abrandar assim que se começa a atacar os trabalhadores do adversário. Há sempre o risco de aproveitarem o momento para começarem a agrupar as suas próprias unidades de combate e para surgirem ainda mais fortes – especialmente se o inimigo tiver a opção de construir unidades com armas de fogo e de se esconder em segurança atrás dos trabalhadores. Assim que se tornar evidente que não conseguirás invadir a base à primeira tentativa, o melhor é considerar abrandar a produção e começar a poupar para os upgrades ou para ter uma maior força de trabalho. Uma opção é erguer uma torre que te dará segurança extra quando o inimigo se esquivar da tua primeira investida.

    Claro que este efeito de abrandamento pode também ser usado a teu favor, especialmente contra unidades melee. Tomando novamente o exemplo dos Dartblowers, deixa que o inimigo se aproxime dos teus trabalhadores. Assim que os atingir, cria o máximo número de Dartblowers que conseguires. Vão começar a formar um grupo enquanto o inimigo tenta desesperadamente passar pelos trabalhadores e ferir os Dartblowers. Se este grupo atingir as 4-5 unidades, tornar-se-á forte o suficiente para derrotar qualquer unidade inimiga melee antes que se aproxime de ti. Isto significa que estarás em força, obrigando o adversário a comprar upgrades para fazer face a este grupo antes que alcance a base. Lembra-te que se o inimigo conseguir matar um dos trabalhadores, o contratempo terá um custo muito elevado. Decidir o que vale ou não a pena cabe somente a ti.

     

    Como Derrotar um Gigante
    Toda a gente se lembra do seu primeiro encontro com a unidade asteca Sun Giant (Gigante do Sol). Os Sun Giants foram outrora meros mortais, mas uma possante magia dotou-os de um poder incrível. Trata-se da mesma magia que torna possível a existência dos vegetais astecas anormalmente grandes. Com as suas temerosas máscaras do sol e olhando de cima o campo de batalha, estes monstros possuem o poder de esmagar exércitos inteiros com um só golpe e podem parecer praticamente invencíveis aos olhos dos jogadores iniciantes. Mas não temas: todos os inimigos têm uma fraqueza, tal como todas as fações têm a sua própria maneira de lidar com esta ameaça intimidante.

    O primeiro passo a dar quando enfrentas um gigante é garantir que tens unidades "ranged" no teu exército. Por isso, se ainda não tiveres nenhuma, faz um upgrade de armas de fogo à fação que escolheste. Esta ação é essencial pelo simples motivo de o Sun Giant ser incrivelmente lento, e as unidades "ranged" poderem infligir danos severos à distância. E já que o gigante suporta uma quantidade considerável de danos, é também o alvo ideal de concentração de unidades "ranged". Isto significa que, assim que começares a criar unidades "ranged", estas formam um grupo perto do Sun Giant. Mal ele caia, terás um grupo de unidades "ranged" à tua disposição, que podem ser extremamente poderosas.

    Deves também tentar tudo para abrandar o gigante enquanto as unidades "ranged" fazem o seu trabalho. Coloca algumas unidades melee entre as unidades "ranged" e o gigante para levar a pesada criatura a atacá-las. Apesar de estas unidades melee serem facilmente esmagadas pelo gigante, conseguem abrandá-lo bastante, permitindo às unidades "ranged" causar estragos. Usando o feitiço viking Heal ou o feitiço chinês Shield, podes até manter estas unidades vivas durante o ataque ao gigante. Outra forma viável de abrandar um Sun Giant é usar feitiços como Poison Bomb, Snowstorm e Cage Trap.

    Os vikings também têm uma forma mais desenvolvida de derrotar os gigantes: o feitiço Rage. Quando usado em conjunção com a poderosa unidade Frost Hammer, o feitiço Rage pode ter um efeito espetacular num Sun Giant. Eis como: unidades Frost Hammer atacam inimigos com um martelo enorme que os encurrala numa caixa de gelo. Mas se usares este feitiço contra um gigante, ele leva sempre a melhor… a menos que uses o feitiço Rage. Ao usar o feitiço Rage numa Frost Hammer perto do gigante, que avança contra ti, as duas forças atacam em simultâneo.

    Uma unidade Frost Hammer pode sofrer na luta, mas o Sun Giant também e – ainda mais importante – pode ficar congelado durante breves instantes. E é nesse espaço de tempo que as unidades "ranged" que estiverem nas redondezas podem infligir mais danos. Ainda mais avançado é um ataque do feitiço Rage numa Frost Hammer quando o gigante estiver a preparar-se para atacar novamente. Esta tática oferece apenas uma pequena janela de oportunidade, mas se acertares no tempo certo congelarás o gigante por mais uns breves instantes – sem sofreres qualquer dano!

    Claro que, enquanto jogador asteca, há sempre maneiras de ajudar o teu Sun Giant a vencer estas táticas – tal como envenenar grupos inimigos de unidades "ranged", colocar a unidade da frente do grupo numa Cage Trap ou garantir a presença de um Necromancer por perto. Os Skeletons gerados por estes Necromancers são o escudo ideal contra nuvens Rage.

    Qualquer que seja a fação pela qual lutas, lembra-te que todos os inimigos e todas as estratégias têm as suas fraquezas. Só tens de as encontrar!