• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Bem-vindo à Assistência da Nintendo!

    Obtém assistência para os teus produtos e serviços Nintendo.

    Alquimia

    O que é “alchemy” (alquimia)?

    Embora não se trate da transformação de metais comuns em ouro, a alquimia no mundo Dragon Quest IX é um sistema sofisticado que permite a combinação de itens para criar algo ainda mais poderoso. Com a alquimia podes fabricar remédios altamente eficazes a partir de uma mão-cheia de folhas inúteis, criar roupas que te fazem ganhar bónus incríveis ou melhorar armas medianas de modo que se tornem soberbas.

    Aqui há gato…

    Não há nada! Através da arte da alquimia podes criar novos itens que frequentemente se revelam melhores do que os disponíveis nas lojas. Para além disso, há certos equipamentos (que podemos classificar como estupendos) que só podes obter através da alquimia. E sabes qual é a melhor parte? Esquece esse disparate de “hipótese mínima de falha no processo”: se selecionares os ingredientes certos, o sucesso é garantido!

    Onde é que o posso fazer?

    A estalagem Quester's Rest em Stornway é o lugar ideal para questões de alquimia! Muito cedo na história, ser-te-á apresentado um cavalheiro muito elegante e charmoso chamado Krak Pot, que se encarregará dos teus pedidos alquimistas. Para começares a fazer alquimia basta falar com Krak Pot – é o tipo janota atarracado sentado no balcão da estalagem entre Erinn (de chapéu laranja) e Sellma (a senhora de verde).

    Então é só atirar montes de coisas para dentro do pote para receber algo fantástico?

    Mais ou menos… Há duas maneiras de alquimiar e são ambas muito fáceis. Se falares com Krak Pot e acordarem em arregaçar as mangas, ele apresenta-te um ecrã onde te são dadas as opções "Use A Recipe" (Usar uma Receita), "Try Your Luck" (Receita ao Acaso) ou "Cancel" (Cancelar), para sair do ecrã.

    "Try Your Luck" permite que dês a Krak Pot uma mistura de ingredientes para ver se dá nalguma coisa. Se der resultado, a receita é desbloqueada no Alchenomicon: o grande livro de receitas de alquimia.

    Escolher "Use A Recipe" significa que irás cozinhar um item específico do Alchenomicon, o que só é possível se já tiveres colecionado ou descoberto a receita. Dentro do Alchenomicon podes ver todas as receitas numa única grande lista ou escolher o tipo (por exemplo, Weapons ou Armour) seguido do subtipo específico (por exemplo, Claws ou Torso) de equipamento, o que dá imenso jeito.

    Na lista escolhida, verás que todas as receitas que conheces aparecem listadas com os nomes a branco, enquanto as receitas que ainda são um mistério para ti aparecem simplesmente listadas como "???" a cinzento. Quando selecionas uma receita, a lista de ingredientes necessários aparece no ecrã superior: os ingredientes que já tens aparecem a branco e os que ainda não tens (ou que não tens em quantidade suficiente) aparecem a cinzento. Depois de teres tudo o que é preciso, prime o Botão A para confirmar e diz ao Krak Pot quantos queres e zás – novo item!

    Que ingredientes podem ser usados na alquimia?

    Tudo e mais alguma coisa: escudos, armas, armadura, acessórios, remédios, flores, pedaços de rocha, metais em bruto, frascos de óleos e unguentos, tecido, roupa, poções… Quase todos os itens do teu menu podem ser facilmente utilizados para cozinhar um novo equipamento brilhante – partindo do princípio que estás disposto a desfazer-te desse item…

    É por isso que, se planeias usar o Krak Pot, deves guardar tudo o que te vem parar às mãos. Claro, podes vender o teu equipamento antigo por ouro numa loja. Mas acredita em nós, é melhor usá-lo no pote. Sempre que vires um brilhozinho no chão nas tuas missões, guarda! Estes brilhos denunciam inevitavelmente a posição de itens que podem ser usados no pote de alquimia para fazer algo maravilhoso. E não tenhas pejo em apanhar estrume – olha que te arrependes...

    Não conheço nenhuma receita. O que posso fazer?

    É impressionante, a quantidade de coisas que podes descobrir quando inspecionas o ambiente circundante minuciosamente.

    Podes encontrar receitas em livros, e os livros vivem em prateleiras que vivem em casas por todo o mundo. Não interessa se é o teu mundo ou o de outra pessoa, torna hábito investigar a literatura dos outros sempre que houver oportunidade. Não te assustes com o tamanho do Alchenomicon porque ele depressa fica cheio: sempre que encontrares um livro de receitas aprenderás um montão delas.

    Podes também obter instruções de alquimia nas Side Quests, por isso fala com toda a gente que tiver um balão azul sobre a cabeça – talvez desejem um certo item e tenham uma ideia de como o fazer… Oxalá houvesse um herói corajoso que pudesse criá-lo no pote de alquimia… Por exemplo, certifica-te de que falas com as pessoas de Stornway depois de teres o Krak Pot, por exemplo, com o velho perto da casa por detrás da estalagem. Mas porque é que o homem de óculos anda a rondar o centro da cidade?

    Se as receitas são assim tão boas, porque devo experimentar "Try Your Luck"?

    Porque é possível descobrir novas receitas – se juntares ingredientes nas quantidades certas de modo a que corresponda a uma receita existente, além de fazeres o item, “desbloqueias” a receita no Alchenomicon. Muitas vezes, as incarnações mais poderosas dos itens usam as versões menos poderosas da mesma coisa na sua receita, por isso poderás identificar tendências e efeitos cascata de modo a descobrir itens melhores.

    Além disso, não perdes nada em tentar: se o que queres conjugar não corresponder a uma receita válida, os itens não serão usados. Eles ficam no teu inventário e podes voltar a tentar com uma combinação ligeiramente diferente de ingredientes.

    Tenho uma receita mas a única coisa que tem é a lista de ingredientes e o nome. Como posso saber se o item alquimiado será bom?

    É verdade, só podes ver a imagem e a descrição de cada item depois de o criares – mas podes verificar alguns dos efeitos do item premindo os Botões L ou R para esconder a receita. E também será útil verificar a lista de ícones à direita da receita para ver se os membros da tua equipa podem ou não usar o item que estás prestes a alquimiar...

    Como posso encontrar um ingrediente específico de alquimia?

    Alguns itens para alquimiar podem ser comprados nas lojas: se queres flores dirige-te a Bloomingdale, se queres armas e armadura faz uma viagem Zoom pelo mundo. Há outros itens que podes encontrar no chão (onde voltam a aparecer ao fim de algum tempo) ou que os maus da fita deixam cair (se tiveres sorte). Se precisares de recordar onde podes encontrar determinado ingrediente, verifica a Item List (dentro de Battle Records no menu), que te indicará a área onde apanhaste o item originalmente ou quais os inimigos que geralmente o deixam cair. Se não houver nada na Item List continua a jogar pois irás encontrá-los mais cedo ou mais tarde.

    Mais alguma dica?

    • Guarda tudo o que encontrares. Se estás a considerar vender as tuas coisas antigas, porque não matar alguns monstros em vez disso? Em breve terás um montão de trocos e experiência acumulada. Já sabias que os Gold Golems no vale a sul de Gleeba largam 500 moedas de ouro por cabeça, certo?
    • Verifica o teu Alchenomicon regularmente para ver se há algo novo que possas fazer – mantém-te atento a receitas que queiras experimentar e ingredientes que estejas à procura.
    • Antes de alquimiar os ingredientes que tanto te custaram a obter, certifica-te de que dás uma olhadela ao teu inventário. Se o que mais queres são upgrades, não vale a pena duplicar equipamentos que já tens ou fazer coisas que são claramente menos poderosas do que aquelas que já tens.
    • Tenta não completar o teu Alchenomicon demasiado cedo no jogo: os ingredientes que parecem ser raros tornam-se mais acessíveis à medida que a história progride, o que torna a busca muito mais fácil se esperares só mais um bocadinho.
    • Utiliza a Ligação Wi-Fi da Nintendo para aceder ao serviço DQVC: uma superloja a que podes aceder ao falar com Sellma, a senhora de verde por trás do balcão na estalagem Quester's Rest em Stornway. Os produtos disponíveis mudam todos os dias e poderás encontrar frequentemente ingredientes raros de alquimia à venda.
    • Podes alquimiar tudo o que tiveres equipado, por isso acede ao ecrã Equip para desequipar itens que queiras usar no Krak Pot.
    • Não te esqueças que podes ver o teu Alchenomicon sempre que quiseres, premindo o Botão Select e selecionando uma opção do menu. Isto pode revelar-se útil se tiveres encontrado uma loja muito longe e estiveres na dúvida se te dá jeito uma Valkyrie Sword ou se até podes dar-te ao luxo de comprar um Spangled Dress...
    • Um Thief (Ladrão) da tua equipa que tenha aprendido a habilidade Half-Inch pode usar este golpe em plena batalha para tentar sacar um item de um dos adversários. É uma jogada arriscada porque há grandes possibilidades de falhares, mas é capaz de valer a pena!
    • Compra ou apanha um monte enorme de Medicinal Herbs e alquimia-as aos pares para obter Strong Medicines, e depois alquimia Strong Medicines aos pares para obter Special Medicines. Barato, rápido e inteligente!
    • Vale a pena fazer equipamentos feitos a partir de elementos viscosos, especialmente na fase inicial até à fase intermédia da história, em que os ingredientes não são fáceis de encontrar. Não só vais adquirir um aspeto fantástico como também vais obter bónus consideráveis para a tua equipa.

    Lembra-te: guarda os itens todos, procura em todo o lado e verifica o teu Alchenomicon regularmente. Diverte-te!